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Título: Programação Inteira Binária por Branch and Bound para rebalanceamento de linhas de montagem em ambiente de mix de modelos de produtos: Um estudo de caso em uma empresa da indústria automobilística.
Autor(es): Vittori, Karla
Oliveira, Fernanda da Silva
Alves, Maria Rita Pontes Assumpção
Travassos Junior, Xisto Lucas
Magalhães, Robson da Silva
Palavras-chave: Balanceamento – Linhas de montagem
Programação inteira binária
Data do documento: 19-Abr-2016
Resumo: As organizações industriais têm buscado cada vez mais otimizar os recursos necessários para a manufatura de seus produtos, face à concorrência, de forma a manter as suas margens de lucro. A busca pelo equilíbrio de recursos e a distribuição balanceada de tarefas em diversos tipos de ambientes industriais é denominada balanceamento. A pesquisa desta dissertação propõe a aplicação de um procedimento para rebalanceamento de linha de montagem para um estudo de caso num ambiente de mix de modelos de produtos arbitrariamente seqüenciados. A empresa selecionada para o estudo de caso pertence ao ramo automobilístico. O procedimento aplicado propõe o uso da Programação Inteira Binária para a resolução do problema, em particular o algoritmo Branch and Bound. O algoritmo proposto foi desenvolvido em MATLAB e tem como principal objetivo a procura por solução de rebalanceamento de linha., sendo aplicado inicialmente a um problema de pequeno porte, contendo 7 tarefas. Os resultados obtidos nesta aplicação demonstraram a viabilidade da técnica selecionada diante do problema em questão. Assim, o algoritmo proposto foi aplicado posteriormente a um ambiente de médio porte, contendo 43 tarefas. A análise dos resultados consistiu em comparar o número de estações definidas pelo algoritmo desenvolvido e aquele utilizado pela empresa, obtido por meio da configuração existente de balanceamento. Outro parâmetro utilizado na analise foi avaliada carga de trabalho média por estação de trabalho produzida pelo algoritmo proposto em comparação ao obtido atualmente pela empresa em questão. Os resultados mostram que ocorreu produtividade, pois houve uma diminuição no número de estações de trabalho necessárias à execução das 7 e 43 tarefas selecionadas, e conseqüentemente melhor uso da capacidade da linha de montagem considerada. Finalmente, o uso do algoritmo desenvolvido permitirá a obtenção do rebalanceamento da linha de montagem no estudo de caso proposto de forma bem mais rápida que o método utilizado pela empresa. Isto permitirá uma economia de tempo e recursos da empresa envolvidos na atividade de rebalanceamento de linha de montagem.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/155
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