Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/154
Título: Orientação estratégica e indicadores de desempenho: estudo empírico de frigoríficos da caprinovinocultura do estado da Bahia.
Autor(es): Passos, Francisco Uchoa
Guedes, Cleide Miranda de Castro
Bruni, Adriano Leal
Oliveira, Sérgio Ricardo Goes de
Palavras-chave: Caprinovinocultura
Indicador de desempenho
Balanced Scorecard
Estratégia empresarial
Gestão
Data do documento: 19-Abr-2016
Resumo: A complexidade da gestão empresarial e a dinâmica que envolve o processo de tomada de decisão tem sido foco de discussão no campo do estudo da estratégia empresarial. A discussão sobre quais fatores contribuem para a criação da vantagem competitiva para as empresas e sejam geradoras de desempenho favorável são temas de extrema relevância tanto na academia como na gestão empresarial. Preconiza-se que a escolha e determinação de quais controles e indicadores que devam ser medidos e avaliados é determinante para o sucesso de uma gestão estratégica. A caprinovinocultura é uma atividade que remonta a história do Estado da Bahia, entretanto, a profissionalização do setor é relativamente recente. Neste sentido, visando apoiar seu desenvolvimento, o objetivo deste trabalho é analisar os frigoríficos oficialmente autorizados a realizar abate de caprinos e ovinos no Estado da Bahia, identificando os controles praticados e analisando seu grau de aderência aos objetivos estratégicos das empresas, analisar o desempenho individual das mesmas com base no parâmetro percentual de uso da capacidade instalada das empresas, e avaliar uma eventual associação entre o grau de aderência dos indicadores de desempenho e o desempenho das empresas. Baseado no Balanced Scorecard, foi desenvolvida um modelo de verificação da aderência dos indicadores aos objetivos estratégicos das empresas. Os resultados evidenciaram que em três das cinco empresas da amostra investigada se verificou alguma associação entre o monitoramento de indicadores aderentes aos objetivos estratégicos e o desempenho das empresas indicando haver outros fatores que contribuem para o desempenho das empresas.
URI: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/handle/fieb/154
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado (PPG GETEC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Cleide Miranda de Castro Guedes.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.